Mapa Econômico do RS
O projeto Mapa Econômico do RS tem como objetivo mapear economicamente todo o Estado, em 5 regiões, mostrando as principais atividades, peculiaridades, desafios e avanços de cada território. Ao decorrer do ano, foram realizados um evento em cada região. A partir de cada evento, foi produzido um caderno especial com conteúdo exclusivo.
PRIMEIRO EVENTO, EM PELOTAS
O Parque Tecnológico, em Pelotas, foi o palco do primeiro evento do Mapa Econômico do Rio Grande do Sul, novo projeto do JC. Lideranças políticas e empresariais demostraram entusiasmo com a iniciativa, que mostrou as possibilidades de investimentos, apontou tendências e levantou indicadores do desenvolvimento econômico nas diferentes regiões do Estado. O painel englobou as regiões Sul, Campanha e Fronteira-Oeste.
PAINELISTAS
Cristiano Klinger
Presidente da Portos RS
Lucas Elizalde
Diretor de operações da Yara
José Augusto Vaniel
Presidente do CIPEL
Imagens do primeiro evento em Pelotas
SEGUNDO EVENTO, EM SANTA CRUZ DO SUL
O painel ocorreu no auditório da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) com falas do presidente do Sinditabaco, Iro Schünke; do CEO do grupo Imec, Eneo Karkuchinski; e do vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Flavio Haas, com mediação do editor-chefe do JC, Guilherme Kolling.
Além dos painelistas, dirigentes de entidades empresariais e executivos de importantes marcas da região contribuíram com o debate, salientando a importância de discutir o desenvolvimento econômico para alavancar o crescimento regional.
PAINELISTAS
Eneo Karkuchinski
CEO do grupo IMEC
Iro Schünke
Presidente Sinditabaco
Flavio Haas
Vice Presidente Regional Fiergs
Imagens segundo do evento em Santa Cruz do Sul
TERCEIRO EVENTO, EM PASSO FUNDO
O painel ocorreu no Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF), com falas de Carlos Mostardeiro, Diretor Financeiro do Be8; Bernadete Dalmolin, Reitora da UPF; e João Carlos Pires, Diretor de Produção Agrícola da Cotripal, com mediação do editor-chefe do JC, Guilherme Kolling.
Os destaques da edição foram a vocação da região para a educação, inovação e tecnologia nas áreas do agronegócio e das energias renováveis e para os desafios no ensino na infraestrutura.
PAINELISTAS
Carlos Mostardeiro
Diretor Financeiro na Be8
Bernadete Dalmolin
Reitora UPF
João Carlos Pires
Diretor de Produção Agrícola
Cotripal
Imagens do terceiro evento em Passo Fundo
QUARTO EVENTO,
EM CAXIAS DO SUL
Lideranças empresariais, dirigentes de instituições e gestores públicos se reuniram na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul para o quarto evento do Mapa Econômico do Rio Grande do Sul, que debateu as oportunidades e os desafios econômicos das regiões Serra, Campos de Cima da Serra, Hortênsias, Vales do Caí e Paranhana. O evento contou com a presença do presidente do Conselho de Administração do Banco Moneo e membro do Comitê de Estratégia e Inovação da Marcopolo, Mauro Bellini, a presidente da CIC Bento Gonçalves, Marijane Paese, e o CEO da Randoncorp, Sergio Carvalho.
PAINELISTAS
Mauro Bellini
Marcopolo
Marijane Paese
CIC Bento Gonçalves
Sergio L Carvalho
Randoncorp
Imagens do quarto evento em Caxias do Sul
QUINTO EVENTO,
EM PORTO ALEGRE
Debater os desafios e as oportunidades para o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana, Vale do Sinos e Litoral do Rio Grande do Sul foi o objetivo do quinto e último evento do Mapa Econômico do RS de 2023, promovido pelo Jornal do Comércio. O encontro aconteceu na Fiergs, em Porto Alegre, nesta segunda-feira (20), e reuniu três painelistas: o gerente de relações institucionais da Braskem, Daniel Fleischer, o diretor do grupo de política industrial da Fiergs, Hernane Cauduro, e o presidente do Sistema Unimed Federação, Nilson May.
Ao longo do ano, o JC percorreu outras quatro regiões do Estado e debateu com lideranças locais os potenciais de crescimento e os desafios de diferentes segmentos.
PAINELISTAS
Daniel Fleisher
Gerente de Relações Institucionais da Braskem
Hernane Cauduro
Diretor do Grupo de Política Industrial da FIERGS
Dr. Nilson May
Presidente da Unimed
Imagens do quinto evento em Porto Alegre
Os patrocinadores do Mapa Econômico do RS 2023
Mapa Econômico do RS em 2024
Ao celebrar 90 anos em 2023, o Jornal do Comércio, como diário de economia e negócios do RS, lançou um novo desafio: fazer um raio-x da economia do Rio Grande do Sul. O Mapa Econômico dividiu o RS em 5 grandes regiões, de acordo com critérios geográficos e de afinidade econômica. Promoveu 5 eventos em diferentes partes do Estado, para ouvir lideranças regionais sobre oportunidades e desafios ao desenvolvimento econômico.
Esse trabalho foi completado por um minucioso levantamento de jornalistas especializados, que cruzaram dados, levantaram informações em relatórios e estudos do poder público e de entidades privadas, além de fazer centenas de entrevistas com economistas, empresários e dirigentes de entidades de classe e gestores públicos. O resultado foram 5 especiais publicados, com um panorama das principais cadeias produtivas gaúchas, tendências de desenvolvimento, dados sobre os 497 municípios gaúchos e a formulação de indicadores sobre o Rio Grande do Sul, que servem para a tomada de decisões de executivos dos setores público e privado.
Em 2024, o projeto ganha ainda maior relevância, já que irá iniciar a partir de uma base de dados já consolidada e poderá fazer comparações de evolução nas diferentes regiões do Rio Grande do Sul, mostrando o que está avançando e o que ainda pode melhorar. O projeto ainda vai crescer em termos de estruturua, com novo site, mais moderno, ainda mais conteúdo audiovisual, com eventos filmados e o compartilhamento dos melhores momentos. Também serão visitadas novas cidades, que sediarão os eventos regionais.
Quem acredita e apoio o desenvolvimento econômico do RS não pode deixar de participar do Mapa Econômico do RS em 2024.